Ontem, dia 18, na subsede da NTC&Logística em São Paulo, ocorreu a reunião conjunta da Câmara Técnica Fracionada (CTF) e da Câmara Técnica Farma (CT Farma), conduzida pelos coordenadores Carlos Candal, da CTF, e Gylson Ribeiro, da CT Farma, acompanhados do assessor técnico Lauro Valdívia. Temas relevantes para o setor foram tratados, a começar pelo balanço do primeiro semestre de 2024, quando foi discutida a demanda por carga, a variação dos principais custos operacionais e a inflação do período medida pelo INCT – Índice Nacional de Custos de Transporte. Também foi analisada a implementação das novas tarifas, como a TSO (Taxa de Serviço Operacional), para cobrir os custos dos dois novos seguros obrigatórios impostos por lei ao TRC, e a Taxa RDC, que atingiu diretamente os custos das operações logísticas do transporte de medicamentos.

Em seguida, foram apresentadas atualizações sobre a RDC 430/653 no transporte de medicamentos: observações sobre as consequências trazidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 430/2020 da ANVISA, que estabeleceu vários requisitos para o transporte de medicamentos e entrou em vigor no dia 16 de março último. Observações necessárias foram feitas quanto às inspeções baseadas na RDC 430/2020 e como elas estão impactando os pontos de Cross Docking.

As perspectivas para o mercado no segundo semestre de 2024 também foram abordadas, assim como a previsão de volume de carga para o próximo semestre, com uma expectativa de crescimento moderado, apesar das incertezas econômicas. A escassez de motoristas continua sendo uma preocupação significativa, com estratégias sendo propostas para atração e retenção de profissionais. A dificuldade em contratar terceiros foi salientada, com a necessidade de soluções criativas para mitigar esse problema. Além disso, estiveram em pauta as recentes inundações no Rio Grande do Sul, o consequente impacto no transporte e logística na região e as medidas de contingência adotadas pelas empresas.

Ao final da reunião, os coordenadores reforçaram a importância do diálogo contínuo entre os membros das Câmaras Técnicas para o enfrentamento dos desafios e a implementação das melhores práticas no setor.

Fonte: NTC&LOGÍSTICA

× WhatsApp