O Geotab Connect 2026 teve início em 10 de fevereiro, em Las Vegas (EUA), reunindo lideranças globais para discutir o uso estratégico de dados, tecnologia e inovação aplicados à gestão de frotas e à logística. O evento conta com a comitiva da NTC&Logística, a convite da Geotab Brasil, formada por integrantes da COMJOVEM, membros da diretoria da entidade e empresários associados.

Representando o setor e acompanhando os debates in loco, estão presentes o Hudson Rabelo (Diretor do SETCOM e Coordenador da COMJOVEM Nacional) e o Mateus Salgado (membro da COMJOVEM Centro-Oeste Mineiro).

Visão estratégica: dados para decisão (não apenas coleta)
Na abertura, foi apresentada a visão estratégica da Geotab, com destaque para uma plataforma orientada a resultados, conectando segurança, eficiência operacional e sustentabilidade em um ecossistema de gestão baseado em dados.

Videotelemetria e segurança proativa
Um dos destaques do primeiro dia foi a evolução da videotelemetria integrada à telemetria, reforçando como o vídeo ajuda a entender o contexto dos eventos, reduzir falsos positivos e acelerar ganhos de performance e segurança, especialmente em mercados complexos.

Otimização de rotas e eficiência operacional
O evento também abordou a roteirização como camada estratégica, com soluções que utilizam algoritmos e integração com sistemas corporativos para lidar com variáveis em tempo real, com potencial de reduzir custos, quilômetros rodados e horas extras, além de aumentar a previsibilidade.

IA e inteligência operacional na gestão avançada
A programação reforçou o uso de inteligência artificial, scorecards comportamentais, reconstrução de eventos e integrações analíticas para consolidar uma gestão mais estratégica, conectando dados de frota, comportamento, custos e manutenção em um único ambiente.

Segundo Hudson Rabelo, o primeiro dia evidenciou a maturidade do debate global sobre tecnologia aplicada ao transporte, com foco em segurança, eficiência, redução de custos e tomada de decisão baseada em evidências, aproximando o TRC brasileiro das discussões internacionais.

A programação segue em 11/02 e se encerra em 12/02, aprofundando temas como IA aplicada à frota, sustentabilidade baseada em dados, segurança viária e gestão avançada de operações.

Da esquerda para direita: Hudson Rabelo, coordenador Nacional da COMJOVEM; Eduardo Canicoba, vice-presidente da Geotab Brasil; Daniela Signoretti, gerente de contas da Geotab Brasil e Elisete Balarini, assessora executiva da Presidência da NTC&Logística

Orientação SETCOM
O SETCOM recomenda que as empresas do TRC acompanhem essas agendas de inovação com foco em ROI, segurança viária, governança de dados e inteligência operacional, priorizando projetos que entreguem ganho real em custo, risco e produtividade.

Links (referências)
NTC&Logística: https://ntcelogistica.org.br
Geotab: https://www.geotab.com

Para mais informações e orientações, entre em contato com o SETCOM.
SETCOM — Mais próximo, mais atuante e mais expressivo!

× WhatsApp