• 5 de fevereiro de 2026
  • SETCOM MG
  • 0

O Brasil aderiu ao TIR, reconhecido como o único sistema global de trânsito apoiado pela ONU, tornando-se a 79ª parte contratante da Convenção TIR das Nações Unidas. A medida é apontada como um avanço para tornar o comércio mais eficiente e seguro na América do Sul e em operações internacionais.

Segundo o secretário-geral da IRU, Umberto de Pretto, a adesão “é um marco transformador” para o Brasil e para a região, com potencial de aumentar significativamente a eficiência e a segurança do comércio com países vizinhos e outros mercados.

Corredor Bioceânico e competitividade logística

O TIR também é destacado como instrumento-chave para maximizar investimentos no Corredor Bioceânico, que conectará os oceanos Atlântico e Pacífico por meio de rotas que atravessam Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A IRU ressalta que a infraestrutura é essencial, mas a competitividade do corredor depende de processos fronteiriços harmonizados, evitando gargalos operacionais e perda de atratividade para o comércio.

Ganhos operacionais (fronteiras e custo)

De acordo com a IRU, o sistema TIR é “testado e comprovado” e pode:

  • reduzir o tempo de trânsito nas fronteiras em até 92%;

  • diminuir os custos de transporte em até 50%.

Como funciona o TIR (resumo prático)

Gerido pela IRU sob mandato das Nações Unidas, o TIR permite o transporte de mercadorias entre países com um sistema seguro, multilateral e mutuamente reconhecido. As cargas são seladas na origem e somente reabertas no destino, independentemente do número de fronteiras atravessadas. O sistema também prevê garantia financeira para o pagamento de impostos e taxas suspensos durante o trânsito.

Orientação SETCOM

O SETCOM recomenda que as empresas avaliem os potenciais impactos do TIR em planejamento de rotas, custos logísticos, processos aduaneiros e compliance operacional, especialmente para operações com interface internacional e cadeias que possam se beneficiar do Corredor Bioceânico.

Para mais informações e orientações, entre em contato com o SETCOM.
SETCOM — Mais próximo, mais atuante e mais expressivo!

× WhatsApp